Todos os segmentos do mercado estão em constante evolução, agregando as novas tecnologias que vão surgindo para que fiquem em sintonia com as demandas, anseios e expectativas da sociedade como um todo. Pensando nisso, preparamos esse post mostrando o que é um cartório digital, como funciona e quais as vantagens.
Esse é um conceito bastante interessante e que promete trazer inúmeros benefícios, sobretudo, se pensarmos que a maior praticidade e a necessidade de realizar ações por meio da internet são algumas das tendências que devem perdurar. Continue lendo e descubra mais sobre o tema!
O cartório digital nada mais é do que uma plataforma online que oferece serviços cartoriais, permitindo que as pessoas utilizem seus recursos, por meio do registro e certificação de arquivos e documentos eletrônicos pela internet. Isso é feito com o mesmo reconhecimento e autenticidade dos cartórios físicos, mas com muito mais agilidade e velocidade.
Via de regra, o que permite isso é uma tecnologia conhecida como blockchain, que usa uma base de dados compartilhada, descentralizada, remota e, em teoria, totalmente inviolável. Com isso, a necessidade de se locomover fisicamente, enfrentar filas imensas ou imprimir inúmeras cópias será apenas uma lembrança de um passado recente, porém, pouco prático.
Na prática, o cartório digital funciona por meio de uma plataforma específica que permite a comunicação online entre o tabelionato e o usuário e conta com um certificado digital. Dependendo da solicitação, os serviços e documentos podem ser expedidos em questão de minutos ou horas, em formato eletrônico, enviados por e-mail aos solicitantes.
Embora a regulamentação dessa possibilidade já tenha alguns anos, é uma opção que vem se destacando por causa das recentes demandas da sociedade, de menor locomoção e restrições de deslocamentos por conta da pandemia de coronavírus.
Os serviços são realizados complemente online, tornado o dia a dia mais ágil, facilitando a vida de profissionais e clientes dos mais variados segmentos, como o mercado imobiliário. Tudo pode ser feito remotamente, com poucos cliques no computador. É muito importante frisar que os documentos gerados no ambiente virtual são tão válidos e seguros quanto os físicos, visto que os processos de criptografia usados são extremamente confiáveis.
Há um selo digital e um QR Code únicos, para que tudo seja reconhecido e autenticado, sempre com total seguridade. Os dados recebidos, como dissemos, são armazenados nessa tecnologia de blockchain, que é um tipo de livro eletrônico em que são registradas todas as transações, sendo a alternativa mais avançada de registro da atualidade.
As tarefas administrativas e burocráticas se tornaram mais acessíveis. Com isso, desde que você tenha acesso à internet, tornou-se viável, de qualquer lugar do mundo, fazer uma solicitação, emitir certidões ou mesmo atualizar matrículas de imóveis.
Como é o serviço na prática?
O processo é bastante intuitivo e não costuma gerar problemas aos usuários. Como dissemos, a partir da tecnologia de blockchain, você terá total segurança. Você vai precisar de um certificado digital, como o e-CPF, que pode ser requerido em uma autoridade certificadora. Isso garante a autenticidade e a integridade dos documentos.
Depois, você enviará os dados e solicitará os processos que deseja fazer, para que, em seguida, receba uma análise prévia do preço e os detalhamentos. Ao confirmar, você deve acessar o software do cartório digital escolhido via web, confirmando sua assinatura. Feito esse procedimento, você receberá uma mensagem com o que foi solicitado devidamente validado.
Que documentos podem ser solicitados ?
Como o cartório digital veio para modernizar a atuação no ramo e facilitar a vida dos clientes, é natural supor que existe uma enorme gama de serviços que podem ser feitos por meio dessa vantajosa alternativa. Entre as principais opções, podemos destacar a documentação usada comumente no mercado imobiliário, como no financiamento de imóveis.
Sendo assim, você poderá, com poucos cliques, solicitar a emissão de contratos, certidões, declarações, escrituras públicas e assim por diante. Também é possível fazer consultas eletrônicas, legalizar procurações, emitir autorizações, perícias, traduções e praticamente tudo que poderia ser feito em um cartório físico.